1 de agosto de 2012

Resenha: As Crônicas de Nárnia

Bom dia queridos leitores,

Hoje vim falar de um livro que eu simplesmente amo! Aliás, não é apenas um livro, são vários livros. Isso mesmo...Uma coleção de crônicas escritas por C.S. Lewis há 50 anos e que até hoje encanta muitos leitores!

Título: As Crônicas de Nárnia - Vol. Único
Autor: C.S. Lewis
Editora: WMF Martins Fontes

Quando você olha para o livro pensa: "Nossa que livro grosso", daí já vem aquela vontade de desistir e começar a ler outro, mas daí eu digo: "Nãããooo!" Leiam, vale muito a pena! Creio que quando Lewis criou Nárnia não sabia que seria esse sucesso que hoje já conta com três adaptações maravilhosas para o cinema. As crônicas são lotadas de personagens surpreendentes, como faunos, anões, entre outros...
Na primeira crônica: "O Sobrinho do Mago", vemos a criação de Nárnia e como foi a primeira visita. Nesse livro podemos ver com mais detalhes o cenário de Nárnia. Gosto dessa crônica, mas não chega a ser minha favorita.
O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa: Não sei dizer se foi pelo fato de ter sido a primeira adaptação para o cinema que fez com que eu gostasse mais dessa crônica. É nela que conhecemos os Pevensie, os quatro irmão que acabam chegando à Nárnia através de um Guarda Roupa (Essa foi criativa, gente), a história mostra com clareza o crescimento dos personagens principais e passa mensagens de amor entre irmãos e o perdão. Isso tudo numa dose certa de aventura.
O Cavalo e Seu Menino: Confesso para vocês que eu não faria questão dessa crônica. A história é bem contada mas é uma aventura meio que sem "sal".
Príncipe Caspian: Gostei mais do filme do que da crônica, infelizmente, claro que a adaptação não foi nada fiel à crônica mas vi mais aventura e ação assistindo ao filme do que lendo essa crônica. Como eu disse acima, também é uma história bem contada mas com os seus defeitos.
A Viagem do Peregrino da Alvorada: Nessa crônica aparece mais um personagem bem interessante e também teve uma adaptação para o cinema. A crônica estava perfeita, mas a adaptação deixou muito a desejar.
A Cadeira de Prata: A história mostra Eustáquio, que aparece pela primeira vez no livro anterior e Polly. Nesse não vemos mais os irmãos Pevensie e o motivo vocês saberão conforme acompanham essas histórias. Essa crônica é muito boa, tem uma história envolvente. Gostei muito dessa e acho que quando fizerem uma adaptação devem observar bastante os detalhes para que seja bem fiel ao que lemos.
A Última Batalha: Fiquei transtornada no começo dessa crônica e com muita raiva do que estava acontecendo a Nárnia. A volta dos personagens é a melhor parte, mas ainda assim fiquei com algumas dúvidas quanto ao final. Mas a forma como foi contado foi encantador e colocou uma beleza extra na crônica. 

Enfim leitores, recomendo Nárnia pois é uma coleção bem escrita e com muitos personagens e diálogos fantásticos. Com certeza terão aquelas crônicas que vocês dirão: "Essa é a minha preferida" e outras que dirão: "Ah! Não foi tão legal assim!", mas vale a pena se dedicar a essa leitura.

Boa Leitura pessoinhas...até mais!

2 comentários:

  1. E vc leu!!!!!!!
    Que ótimo, eu só li a primeira história. Amei, mas não tive mais tempo!! Pretendo retomar a série.

    Vc passou no meu blog e me indicou o seu!!
    Gostei muito viu! Já estou seguindo.

    Bjkas

    Alessandra Tapias
    http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Lele

      li sim e amei...vc tb vai gostar muito viu...bem vinda ao blog

      beijoooos

      Excluir